»Registar 





Notícias

BERTA CABRAL DEFENDE FISCALIDADE MAIS JUSTA PARA OS IDOSOS E SUAS FAMÍLIAS
A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada teceu esta sexta-feira duras críticas ao modo como a fiscalidade tem sido aplicada junto dos cidadãos seniores ao cuidado das suas famílias.
Berta Cabral afirma que “o país ainda não deu a devida atenção à problemática da fiscalidade”, declarando que “não é admissível” que sejam apenas beneficiadas com deduções fiscais, embora que reduzidas, as famílias que têm os seus idosos em lares e que apresentam recibos, como que a mostrar que a situação daquelas famílias que cuidam dos seus idosos em casa “não é relevante”.

Pelo contrário, a autarca considera que só com medidas mais justas de fiscalidade se consegue “proteger os idosos e as crianças e criar as condições para que as famílias sejam incentivadas a fazer o melhor pelos seus entes mais desprotegidos”.

Berta Cabral falava na assinatura de protocolos de adesão de 30 novas empresas ao Cartão do Idoso do Município de Ponta Delgada, na Junta de Freguesia de São Pedro, altura em que entregou, também, pessoalmente, alguns cartões a idosos já inscritos.

A Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada sublinhou, na ocasião, que “o país está a passar um momento difícil “com reflexos graves e acrescidos junto dos pensionistas, que vêm as suas pensões baixas, mais baixas ainda, e outras congeladas”. Berta Cabral alertou que a população sénior não está apenas a confrontar-se com o regredir do seu poder de compra, mas, também com maiores despesas no âmbito da saúde, que são aquelas que mais exigem das suas pensões.

A autarca, que valorizou a adesão de novas empresas ao cartão ligadas às áreas da saúde, restauração, construção civil e a outros bens essenciais, afirmou que a Câmara Municipal sabe que os benefícios do Cartão do Idoso “não resolvem tudo, mas resolvem alguma coisa. São uma forma de ajudar os idosos que têm já muitas despesas acrescidas”.

A Presidente da Câmara Municipal agradeceu, também, a colaboração dos empresários “em terem querido juntar-se a nós num projecto que visa apoiar a nossa população sénior, que toda a vida trabalharam e lutaram” e que agora estão a vivenciar a mais grave crise que o país está a passar depois do 25 de Abril de 1974. Neste âmbito, a autarca reconheceu que “não está nas mãos da Câmara a resolução de todos os problemas, mas está nas mãos de todas entidades e da sociedade civil agir e contribuir para a resolução de todos os problemas”.

Referindo-se às faixas etárias mais desprotegidas – crianças, jovens e idosos – a Presidente apelou a toda a sociedade para um projecto de desenvolvimento colectivo, manifestando ser “preocupante a falta de projectos de vida que os jovens hoje encontram, porque a sociedade não está a ser capaz de lhes proporcionar este objectivo”.

Focando atenções na população mais idosa de Ponta Delgada, Berta Cabral revelou que o Cartão do Idoso do Município é um projecto de contínua actualização e renovação que tanto pode beneficiar a recuperação de habitação, como a aquisição de bens essenciais da saúde à alimentação, contando agora para o efeito com o apoio de 80 empresas que dão benefícios 1.500 idosos que já possuem o cartão.

As empresas Açorpeças, A Parisiense, Atlantiferragens, Auto Lima, Cartridge World, Casa Cristal, Easypharma, Electro Laranjo, Foto Matriz, Grupo Doce Lar, Lavandaria Mónica, Luz do Sol Shop, Osteopata Rui Ambar Melo, Pneus Ilhéu, Lda., Pneus do Norte, Restaurante Aliança, Restaurante O Corisco, Restaurante O Roberto, Sapataria Vitória, Talho Central (S.Roque), Talho Real, Vieira&Carreiro e Quinta das Raiadas são as novas firmas associadas ao projecto do Cartão Municipal.

Já com compromisso firmado em 2011 com o Cartão do Idoso estão as empresas Azevedo, Frijoc, Jomare, Lavandaria Ecoseco, Restaurante O Avião, Pneu Melo, Rosa Teixeira, Alumínios Faria & Resendes, A Primavera, Atlas Optical Centre, Discoteca Vasco, Oculista Mendonça, Loja Jampa, Nicésio Sousa Alumínios, Sayonara, Atelier de Fotografia Silva Moura, Armazéns Toronto, Azevedo, Bizarria Flores, Gil M. Teixeira, Grupo Lima 5, Manaida, Nofil, Ourivesaria Aliança, Paulo & Guida, Pneu Melo, Rosa Teixeira, Sapatarias Solfashion e Beppi, Snack Bar Europa, Talho Saúde e Loja T.

O “Cartão do Idoso” do Município de Ponta Delgada possibilita, aos cidadãos com 60 ou mais anos de idade, descontos em vários bens e serviços que variam entre os 5 e os 40%.

A adesão ao “Cartão do Idoso” é gratuita e é feita mediante um formulário que deve ser preenchido no Gabinete de Apoio ao Munícipe de Ponta Delgada.


+ Informações

Fonte: Nota de Imprensa CMPD-Luísa Silva Data: 2011-03-12 09:35:38 Vis.: 1029

Comentários

Sem comentários.

Envie o seu comentário




Veraor