Dieta rica em fibra pode reduzir risco de cancro da mama
Dietas com alto conteúdo de fibra podem reduzir significativamente o risco das mulheres pré-menopáusicas contraírem cancro da mama, indica um estudo ontem divulgado pela Universidade de Leeds, do Reino Unido.
Na amostra estudada pela equipa de investigadores do Centro de Epidemiologia e Bioestatística daquela universidade, as mulheres que consumiram 30 gramas de fibra por dia reduziram para metade o risco de contraírem aquele tipo de cancro, em comparação com as que ingeriram apenas 20 gramas.
No estudo, os investigadores seguiram durante sete anos os hábitos alimentares de 35.000 mulheres com idades entre 35 e 69 anos.
Das cerca de 16.000 mulheres que eram pré-menopáusicas, as 257 que desenvolveram cancro da mama durante o estudo tinham dietas ricas em proteínas, com baixo consumo de fibra e vitamina C, em comparação com as que não contraíram a doença.
Todavia, esse efeito não foi observado no grupo das mulheres menopáusicas, 350 das quais desenvolveram cancro da mama.
Segundo os investigadores, isso dever-se-ia ao facto da fibra afectar a forma como o corpo processa e regula a hormona feminina estrogénio, cujos níveis são mais elevados nas mulheres pré-menopáusicas.
Segundo a Professora Janet Cade, principal autora do estudo, "não se observou nenhum efeito protector da fibra no grupo de mais idade, mas surgiram provas significativas de uma ligação nas mulheres pré-menopáusicas".
A cientista sublinhou a importância de uma dieta rica em fibra, através do consumo de cereais, pão integral, massa, fruta e vegetais.
O porta-voz do Centro de Investigação do Cancro do Reino Unido, Ed Yong , disse que já se recomendam os alimentos com fibra para reduzir o cancro do cólon, mas "este estudo sugere que pode também ajudar a proteger contra o cancro da mama em mulheres jovens".

Na amostra estudada pela equipa de investigadores do Centro de Epidemiologia e Bioestatística daquela universidade, as mulheres que consumiram 30 gramas de fibra por dia reduziram para metade o risco de contraírem aquele tipo de cancro, em comparação com as que ingeriram apenas 20 gramas.
No estudo, os investigadores seguiram durante sete anos os hábitos alimentares de 35.000 mulheres com idades entre 35 e 69 anos.
Das cerca de 16.000 mulheres que eram pré-menopáusicas, as 257 que desenvolveram cancro da mama durante o estudo tinham dietas ricas em proteínas, com baixo consumo de fibra e vitamina C, em comparação com as que não contraíram a doença.
Todavia, esse efeito não foi observado no grupo das mulheres menopáusicas, 350 das quais desenvolveram cancro da mama.
Segundo os investigadores, isso dever-se-ia ao facto da fibra afectar a forma como o corpo processa e regula a hormona feminina estrogénio, cujos níveis são mais elevados nas mulheres pré-menopáusicas.
Segundo a Professora Janet Cade, principal autora do estudo, "não se observou nenhum efeito protector da fibra no grupo de mais idade, mas surgiram provas significativas de uma ligação nas mulheres pré-menopáusicas".
A cientista sublinhou a importância de uma dieta rica em fibra, através do consumo de cereais, pão integral, massa, fruta e vegetais.
O porta-voz do Centro de Investigação do Cancro do Reino Unido, Ed Yong , disse que já se recomendam os alimentos com fibra para reduzir o cancro do cólon, mas "este estudo sugere que pode também ajudar a proteger contra o cancro da mama em mulheres jovens".
+ Informações:
Fonte: www.da.online.pt
Data: 2007-01-26 15:36:42
Visualizações: 1033
Data: 2007-01-26 15:36:42
Visualizações: 1033
Comentários:
Para comentar precisa de estar registado e identificado.
Sem comentários
Sem comentários
O RTC horta informa que foram entregues à UMAR vários produtos alimenatres.
UMAR/Açores promove iniciativas pela Igualdade e contra a Violência sobre as Mulheres
Peso não afecta comportamento sexual das mulheres
Associação de Empresárias pode sair de encontro da Macaronésia
40% das mulheres são vítimas de assédio sexual no trabalho
Terceira com segunda casa de abrigo para mulheres em risco
Depressão pós-parto: O “peso” de ser mãe pela primeira vez
“Mulheres não devem entrar em combate”
Condenada mulher que escondeu bebé morto no carro
Açores voltam a ter volume anormal de abortos em 2007
UMAR/Açores promove iniciativas pela Igualdade e contra a Violência sobre as Mulheres
Peso não afecta comportamento sexual das mulheres
Associação de Empresárias pode sair de encontro da Macaronésia
40% das mulheres são vítimas de assédio sexual no trabalho
Terceira com segunda casa de abrigo para mulheres em risco
Depressão pós-parto: O “peso” de ser mãe pela primeira vez
“Mulheres não devem entrar em combate”
Condenada mulher que escondeu bebé morto no carro
Açores voltam a ter volume anormal de abortos em 2007





