Alguns peritos questionam se, de facto, o leite, o queijo e o iogurte são essenciais
Embora o cálcio e o leite sejam nutrientes importantes, as provas de que fontes diárias de cálcio são necessárias para ter ossos fortes são poucas. As pessoas que comem poucos ou nenhuns produtos lácteos não têm uma maior taxa de osteoporose. Alguns estudos sugerem um risco significativo para se ter alguns tipos de cancro se se fizer três ou mais refeições compostas por lacticínios, diariamente, especialmente para o cancro da próstata no homem. Esta ligação ao cancro é inconclusiva. É, no entanto, preciso fazer mais pesquisas.


Pergunta: O seu artigo intitulado "Bom Colesterol, Mau Colesterol" recomenda a redução das gorduras saturadas, tais como as carnes e os lacticínios com alto teor de gordura. O meu treinador pessoal aconselhou-me a eliminar os lacticínios todos. Mas por que motivo deve o seu consumo ser reduzido ou acabado, quando os guias de nutrição apelam ao consumo de duas ou três refeições com lacticínios por dia?

Resposta: Comer menos gorduras saturadas, que podemos encontrar na carne e nos productos lácteos, como por exemplo no leite inteiro e no queijo, pode ajudar a controlar o colesterol alto. Produtos lácteos com baixo ou nenhum teor de gordura são melhores fontes de cálcio e de proteínas.

Mas alguns peritos em nutrição começaram a questionar os benefícios dos lacticínios, seguindo a recomendação da USDA em efectuar apenas três refeições por dia. Marion Nestle, professor da Universidade de Nova Iorque, escreve muito sobre "As Políticas da Alimentação" e na forma como grupos de pressão influenciaram os guias de nutrição do Governo. A razão é o lucro, tal como Nestle explica no livro. Os gupos ligados aos alimentos são, consequentemente, quem solicita ao Governo regras ou leis que irão beneficiar as companhias dos seus clientes. Então, se um tipo particular de comida obtém o selo de aprovação do Governo, então é provável que as vendas irão aumentar. A indústria dos lacticínios gasta milhões para promover o consumo, como fez por exemplo com a campanha do "Got Milk" Recentemente, a indústria de lacticínios tem sido acusada de tentar aumentar as vendas, reivindicando que comer mais produtos lacteos ajudar a controlar o peso.

Há então algo de errado com os lacticínios?

Alguns dizem ser óbvio: Somente os bebés de várias espécies animais bebem leite, sugerindo assim que os adultos dessas espécies não precisam realmente de o consumir. Quando tem a ver com os humanos, mais de 2/3 da população mundial – incluindo os de entre 50 a 90% mexico-americanos, afro-americanos, nativo-americanos e asiático-americanos - não toleram a lactose, segundo o relatório de 2004 do Cirurgião geral sobre "A Saúde dos Ossos e a Osteoporose", querendo isso dizer que falta-lhes ou têm pouca enzima lactase, aquela que digere o leite. Então são incapazes de consumir muitos alimentos baseados em leite.

Mais, os críticos dizem que o leite de vaca destina-de, pois bem, aos calvos. E é pela diferença existente na composição do leite humano e do leite de vaca que os bebés, que não amamentam, bebem fórmula de leite infantil, em vez de leite de vaca normal.

Embora o cálcio e o leite sejam nutrientes importantes, as provas de que fontes diárias de cálcio são necessárias para ter ossos fortes são poucas. As pessoas que comem poucos ou nenhuns produtos lácteos não têm uma maior taxa de osteoporose.

Alguns estudos sugerem um risco significativo para se ter alguns tipos de cancro se se fizer três ou mais refeições compostas por lacticínios, diariamente, especialmente para o cancro da próstata no homem. Esta ligação ao cancro é inconclusiva.É, no entanto, preciso fazer mais pesquisas.

Walter Willet, um investigador sobre nutrição na Universidade de Harvard e autor de "Come, Bebe e Sê Saudável" e de "Come, Bebe e Pesa Menos", acredita que os produtos lacteos não são essenciais e recomenda lacticínios com baixo teor de gordura ou suplementos que sejam fontes de cálcio. (Se tomar um suplemento multivitamínico ou de cálcio, certifique-se de que esse contém vitamina D).

Quando se trata da saúde dos ossos, o cálcio e a vitamina D não são os únicos nutrientes que têm um papel importante: a vitamina K, o fósforo, o potássio, o magnésio, a vitamina C, o zinco e outros minerais ajudam na formação dos ossos. Se comer muita fruta e muitos vegetais, irá facilmente obter a dose necessária desses nutrientes.

Então terá de desistir de pizzas, de sandes de queijo derretido, de gelados, de iogurte e do leite achocolatado? É provavel que não. Muitas pessoas, mesmo que não bebam leite, desenvolveram alimentos com leite fermentado, tais como iogurtes e queijos que, não sendo como os lacticínios, tornaram-se sim numa nova fonte de alimento. Se tem problemas em digerir produtos com leite – e isto pode piorar com a idade – pode encontrar substitutos ou use "Lactaid".

Se for um grande bebedor de leite e absorver lacticínios em cada refeição, fique de olho nas últimas investigações para permanecer informado. Poderá querer reduzir. Escolher opções com um baixo teor de gordura e afastar o queijo extra são boas ideias quando queremos controlar o peso e o colesterol.

Imprimir Noticia

+ Informações:
Fonte: www.da.online.pt
Autor: Martica Heaner Tradução: Sandrina dos S
Data: 2007-02-19 12:47:21
Visualizações: 109

Comentários:
Para comentar precisa de estar registado e identificado.
Sem comentários

Contactos | Publicidade
Adicionar aos Favoritos