Brócolos pode reverter danos da diabetes, diz estudo
Um estudo conduzido por pesquisadores britânicos sugere que os brócolos podem reverter danos causados pela diabetes nos vasos sanguíneos do coração.


A equipa, da Universidade de Warwick, acredita que um composto fabricado pelo vegetal, o sulforafano, seria responsável pela produção de enzimas que protegem os vasos, e moléculas que reduzem danos causados às células pelo excesso de açúcar.

Segundo os especialistas, os diabéticos têm até cinco vezes mais probabilidades de desenvolver doenças vasculares, como ataques cardíacos e enfartes, ambos ligados ao mau funcionamento dos vasos sanguíneos.

O estudo, divulgado na publicação científica Diabetes, testou os efeitos do sulforafano em células dos vasos sanguíneos danificadas por altos níveis de glicose (hiperglicemia), associados à diabetes.

Eles verificaram que o composto encontrado nos brócolos reduziu em até 73% o nível de moléculas chamadas Espécies Reativas do Oxigênio (ROS, na sigla em inglês), produzidas em excesso quando o organismo concentra altos níveis de açúcar.

Segundos os especialistas, essas moléculas danificam as células humanas.
Eles também descobriram que o sulforafano activou uma proteína chamada nrf2, que protege células e tecidos ao produzir enzimas antioxidantes e desintoxicantes.

O coordenador da pesquisa, Paul Thornalley, disse que o estudo sugere que substâncias como o sulforafano podem ajudar a conter o aparecimento de doenças vasculares em pacientes com diabetes.

"No futuro, será importante testar se uma alimentação rica em brócolos e outros vegetais brassica (como couve-flor e repolho) pode traduzir-se em benefícios para os que sofrem da doença. Esperamos que sim", disse o pesquisador.

Imprimir Noticia

+ Informações:
Fonte: diário dos açores
Data: 2008-08-08 15:21:06
Visualizações: 344

Comentários:
Para comentar precisa de estar registado e identificado.
Sem comentários

Contactos | Publicidade
Adicionar aos Favoritos