Frutos e vegetais podem reduzir o risco de cancro de mama
Algumas sobreviventes de cancro da mama que consomem fruta e vegetais em quantidade superior à aconselhada pelos actuais guias alimentares norte-americanos, reduziram em cerca de um terço o risco de recorrência do tumor, de acordo com um estudo realizado nos EUA e divulgado pela Reuters. Segundo os investigadores, essa descoberta só é válida para mulheres que não tiveram afrontamentos após a terapia, o que sugere que os frutos e vegetais actuam nos estrogénios.


A análise sugere uma explicação à razão de alguns estudos já terem mostrado que comer mais frutos e vegetais faz descer o risco do regresso do cancro na mama, enquanto outros não o fazem. Segundo o "Journal of Oncology", pode depender do paciente individual. «As mulheres nos estágios iniciais de cancro na mama que têm afrontamentos têm uma maior taxa de sobrevivência e uma menor taxa de recorrência do que aquelas que não têm», disse Ellen Gold, da University of California Davis, que ajudou a liderar o estudo.

Diversos estudos já mostraram isso e este mostrou que as mulheres que tiveram afrontamentos após o tratamento para o cancro da mama tiveram níveis mais baixos de estrogéneo que as mulheres que não os tiveram.

Como o estrogéneo conduz aos tipos mais comuns de cancro da mama, isto sugere que comer doses adicionais de frutos e vegetais - além das cinco porções diárias recomendadas pelo governo norte-americano - pode fazer descer os níveis de estrogéneo malignos em sobreviventes do cancro, segundo os investigadores.

«Parece que uma dieta padrão elevada em frutos, vegetais e fibras, que já se comprovou que reduz os níveis de estrogéneo, pode ser apenas importante entre mulheres com níveis de circulação de estrogéneo acima de um certo patamar», afirmou John Pierce da University of California San Diego. Os investigadores deram uma segunda vista de olhos à informação de três mil pacientes de cancro na mama num estudo que tinha o objectivo de saber se uma dieta baixa em gorduras e alta em frutos e vegetais podia evitar a recorrência do cancro.

Já tinha sido demonstrado que uma dieta reduz o risco total de alguma vez contrair o cancro na mama. As mulheres tinham uma média de 53 anos e foi dito a metade delas para duplicarem a sua ingestão de frutos e vegetais para 10 porções por dia, comerem mais fibra e diminuírem o consumo de gorduras em doses superiores às recomendadas pelo governo. «Comparámos o grupo de intervenção de dieta com o grupo que recebia as guias alimentares de cinco porções por dia», escreveram os investigadores.

Cerca de 30 por cento das três mil sobreviventes originais de cancro disseram não ter afrontamentos - um efeito colateral comum no tratamento de cancro na mama. Os investigadores olharam para a informação dessas mulheres especificamente e descobriram que apenas 16% daquelas que duplicaram a dieta de vegetais e frutos viram o cancro regressar após sete anos, comparados com os 23% daquelas a quem foram apenas dados conselhos sobre a conduta alimentar.

O risco das mulheres que passaram pela menopausa desceram 47% caso tivessem comido bastante salada, fruta e outros vegetais.

Imprimir Noticia

+ Informações:
Fonte: DA
Data: 2008-12-18 15:00:34
Visualizações: 686

Comentários:
Para comentar precisa de estar registado e identificado.
Sem comentários

Contactos | Publicidade
Adicionar aos Favoritos