
O consumo diário de uma ou duas chávenas de chá verde ou preto pode reduzir os riscos de cancro dos ovários, segundo uma investigação de cientistas suecos divulgada nos Estados Unidos.
"Constatámos uma diminuição de 46% dos riscos de cancro dos ovários nas mulheres que bebiam uma ou duas chávenas de chá todos os dias, em comparação com as que não tinham esse hábito", afirmam Susanna Larsson e Alicja Wolk, do Instituto Karolinska de Estocolmo, neste estudo publicado na revista "Archives od Internal Medicine".
"Cada chávena adicional de chá diária representa uma redução de 18% dos riscos de cancro dos ovários", acrescentam.
O estudo foi realizado na Suécia, entre 1987 e 1990, com 61.057 mulheres com idades entre 40 e 76 anos. As participantes tiveram de responder a um questionário rigoroso sobre os seus hábitos alimentares e foram seguidas durante 15 anos, em média, até 2004.
Durante este período, 301 mulheres desenvolveram cancro dos ovários.
Todavia, Susanna Larsson e Alicja Wolk consideram necessárias investigações suplementares para explicar certas incoerências.
Investigações anteriores sobre os efeitos anti-cancerosos do chá produziram resultados contraditórios.
O cancro dos ovários representa três% de todos os cancros nas mulheres e é a quarta causa da sua mortalidade por cancro nos EUA, segundo a American Cancer Society (ACS).
De acordo com números da ACS, haverá mais de 22.000 novos casos em 2005 responsáveis por 16.000 óbitos. A taxa de mortalidade deste cancro, de diagnóstico muito difícil, tem permanecido constante nos últimos 50 anos.








